RESUMO: O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo acerca dos desafios para promover o conhecimento matemático, analisando os obstáculos ainda encontrados nas atuais escolas. Sabe-se que na antiguidade, ter domínio sobre a matemática era uma das características que colocavam o homem em uma posição especial, ou seja, ter essa capacidade de conhecimento era motivo para que uma pessoa fosse considerada especial. Hodiernamente, apesar de em menor escala, essa ideia continua impregnada na nossa sociedade e isso tem criado uma onda desafiadora para o trabalho com a matemática. Dessa forma, vislumbra-se por meio desse trabalho, analisar as dificuldades para a aplicação desse tipo de conhecimento e discutir vindouras metodologias para que a matemática seja vista como um conhecimento acessível e possível para todos que a exploram. Para tanto, o desenvolvimento do trabalho esteve ancorado a estudos de grandes nomes como Miorim (s/d), Kamii (1994), Piscareta (2001) e Santos (2000), os quais contribuíram diretamente para a firme fundamentação teórica. O presente trabalho baseou-se em uma pesquisa qualitativa, buscando, a partir de pesquisas e levantamentos teóricos por meio de artigos e analises de textos publicados, ampliar consideravelmente o conhecimento sobre o assunto. Dessa forma, o estudo buscou apoia-se diretamente nos desafios encontrados para promover o conhecimento matemático dentro da sala de aula, considerando que, atualmente, ainda existem muitos desafios para que esse conhecimento seja aplicado de maneira que alcance todos de forma igualitária.
PALAVRA-CHAVE: Ensino; Matemática; Desafios.