RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apontar os desafios encontrados dentro da unidade escolar para alcançar a gestão democrática e sua importância para comunidade escolar, se de fato a escola está mais próxima à democracia, ou ainda, vive na comodidade por parte de seus integrantes ocasionada pela sistema educacional mediante a composição dos seus membros, a forma de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), as tomadas de decisões, o trabalho do coordenador pedagógico. Enfim, busca-se entender a participação, o diálogo e a autonomia da equipe escolar no espaço educacional. Desse modo, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando-se de livros, revistas, sites de busca acadêmica, como Scielo, Google Acadêmico, entre outros, o qual nos permite olhar para dentro da escola e buscar um melhor entendimento sobre a forma de organização. Sugere-se, que a realidade escolar discutida se transforme a partir da participação, com os atores educacionais envolvidos no processo de tomada de decisões, construindo assim um Projeto Político Pedagógico (PPP) que objetive a autonomia e o trabalho com equidade instigado pela equipe e não centrado em decisões pouco democráticas, vislumbrada pela busca de uma gestão democrática, participativa que se consolide em liberdade e governo para os envolvidos no processo educacional.
Palavras-chave: Gestão democrática. Escola e democracia. Coordenação Pedagógica. Organização da escola.