Resumo
Não é de hoje que ouvimos falar da sociedade de consumo, a mesma surge a partir da revolução industrial, por volta dos anos 80 do século XIX. Primeiramente, ela se caracteriza pelo consumo de massa, pela expansão dos mercados através da melhora das infraestruturas modernas de transporte e comunicação. A relação de consumo esta diretamente interligada ao desenvolvimento da sociedade, sendo um grande problema mundial as consequências do consumo exagerado incentivado pelo espírito consumista entranhado pelo regime capitalista enraizado no seio da sociedade, gerando consequências consideradas irreversíveis aos seres humanos. A contemporaneidade tem-se caracterizado pelas relações de produção e de consumo permeando as interações sociais. Alguns autores defendem que vem se processando importantes mudanças nas relações entre crianças e adultos, paralelamente ao surgimento de uma nova produção de subjetividade, consequente da organização do cotidiano pela mídia e das transformações no dia-a-dia das pessoas e das famílias, impostas pela sociedade de consumo. As relações intersubjetivas entre os seres humanos estariam sendo alteradas, portanto, em função das influências da mídia e da cultura do consumo. Assim, o presente trabalho aborda a educação e suas nuanças na sociedade contemporânea e seu papel na formulação de uma nova sociedade. De modo mais específico, a educação para o consumo é elemento-chave na sensibilização da população. O método de pesquisa empregado para tal foi à investigação bibliográfica, que abrange várias áreas a exemplo da filosofia e da sociologia. O intuito deste trabalho é desempenhar uma reflexão bibliográfica sobre a sociedade de consumo com ênfase na educação contemporânea.
Palavra-chave: Sociedade, Consumo, educação.