Resumo: Lev Vygotsky através de sua perspectiva sócio- histórica acerca dos processos psicológicos superiores, influenciou não apenas a Psicologia, como também outras ciências. De todos os seus conceitos, os que mais se destacam sua complexidade fora o pensamento e a linguagem. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar e problematizar de que forma o pensamento e a linguagem se relacionam e se desenvolvem dentro da relação entre o sujeito e o seu mundo material e intelectual, a partir das construções históricas e socioculturais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que engloba livros e artigos acerca do assunto, mas a obra que teve seu maior destaque foi Pensamento e Linguagem, desenvolvida por Vygotsky, Luria e Leontiev, entre outros colaboradores, sendo o principal parâmetro para essa análise. Os principais resultados indicaram que esses dois processos superiores, por mais que sejam diferentes, eles não são antagônicos, pois percebe-se que interagem entre si, e a partir das relações sociais, o indivíduo consegue se desprender do biológico para atingir a condição de humano. Pensamento e a linguagem participam de forma efetiva desse processo de autonomia, se diferenciando, assim, dos demais animais que estão presos ao unilateral das características biológicas, e, portanto, podemos inferir que através desses processos o indivíduo consegue interagir com o mundo interior e exterior. Diante do que foi exposto, conclui-se, que pensamento e linguagem, além de participar na construção do sujeito, estão relacionados às interações sociais e à educação, em que o indivíduo media com instrumentos e signos, aprendendo não apenas sobre o seu mundo psicológico e os demais sujeitos, mas também sobre si mesmo.
Palavras-chave: Pensamento. Linguagem. Sócio-histórica. Vygotsky.