RESUMO: O objetivo da pesquisa de que este artigo é fruto foi discutir como o ensino de História mudou nas últimas décadas. Por muito tempo, os documentos escritos foram considerados a principal fonte de informação para o historiador: eram vistos como os únicos documentos confiáveis. Ao longo do século XX esta percepção mudou: hoje tudo o que diz respeito ao ser humano é considerado fonte histórica, fala-nos algo sobre ele. A partir desta mudança de paradigmas no campo da História também o filme passou a ser visto como um importante instrumento para os profissionais que lidam com a análise das sociedades, o que inclui historiadores e professores de História. Mas temos constatado que estes professores têm usado este importante recurso didático de maneira passiva, sem muito senso crítico. Geralmente o filme é passado em sala de aula apenas para ilustrar um determinado conteúdo sem que seja feita uma análise dele enquanto artefato intelectual, portanto, subjetivo. Os professores de História devem estimular nos seus alunos a percepção crítica do mundo que os rodeia. Portanto, o propósito de nossa discussão foi levar os discentes de História das FIP a refletir sobre a complexidade que existe em um filme, considerando-o como fonte historiográfica e, como tal, submetendo-o a rigorosos procedimentos de análise deixando, assim, de aceitá-lo como verdadeiro.
Palavras-chave: história; filmes; didático.